Investimeno

 


Quanto você tem para investir?


Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me". Lucas 18:22

Estamos vivendo uma época em que se fala muito sobre investimentos. Tudo na nossa vida é um investimento: uma casa, um carro, um casamento, filhos, amizades e muitas outras coisas. Todo investimento tem seu retorno, que pode ser positivo ou negativo, bom ou ruim, lucrativo ou trazer prejuízos. Pensando em investimentos, há algo em particular que precisamos considerar: Jesus chama nossa atenção para um investimento muito maior, algo que é eterno. Existem promessas nesse investimento, e elas são fiéis e verdadeiras. Mas será que estamos dispostos a investir?

Quanto você tem hoje para investir? Não estou falando de dinheiro. Esse tipo de investimento não requer nenhum centavo; é um investimento sólido, seguro e com benefícios incalculáveis. Vamos analisar esse assunto, olhando para a passagem bíblica do jovem rico.

UM JOVEM RICO

A Bíblia nos conta que um homem importante, conforme o relato de Lucas na versão NVI, era um homem rico. Em Mateus 19.20, diz que ele é um jovem. Ele se aproxima de Jesus e faz uma pergunta: 'Bom Mestre, o que farei para herdar a vida eterna?' Essa talvez seja uma das perguntas mais importantes da nossa vida: como herdar a vida eterna? Muitos têm tentado responder ao longo do tempo. Essas pessoas não têm certeza sobre seu futuro e até perguntam: 'Existe vida eterna?' Quando perguntamos algo, é porque o assunto é relevante para nós ou desperta nossa curiosidade. Mas tudo o que fazemos exige investimento, tudo exige certo sacrifício. É difícil imaginar o que se passava na cabeça daquele jovem ao fazer essa pergunta. Tenho duas formas de pensar sobre essa questão. A primeira é que essa pergunta pode ter sido feita com base nas certezas do que ele já vivia; ele queria apenas confirmar ou esperar que Jesus lhe dissesse: 'Meu jovem, você está salvo; está tudo tranquilo com você, já está no caminho.' A segunda questão é que talvez ele realmente sentisse que faltava algo para completar suas certezas.

TUDO APARENTEMENTE CERTO
Jesus responde com uma pergunta: 'Por que me chamas bom?' Logo em seguida, afirma: 'Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.' Olhando para essa afirmativa, podemos entender que só Deus é bom e que, por mais que nos esforcemos, nunca seremos bons como Deus. Você pode estar se perguntando: 'Mas Jesus não é bom?' Sim, claro, Jesus, assim como Deus, também é bom. No entanto, naquele instante, o jovem O conhecia como um homem, e Jesus estava colocando Deus acima de todas as coisas. Por isso, Jesus afirma que só há um que é bom.

Então, surge outra pergunta: 'Você conhece os mandamentos?' Jesus cita alguns mandamentos, e o jovem afirma obedecer desde a sua adolescência. Creio que, naquele momento, ele disse isso com muito orgulho. Queremos sempre dar o nosso melhor, mas às vezes pensamos que estamos no caminho certo, fazendo tudo certinho. No entanto, nem sempre tudo o que estamos fazendo é suficiente.

Você já viveu algum momento em que pensou que estava simplesmente arrasando, que sua missão estava cumprida, mas descobriu que tinha uma falha? É uma terrível sensação. Jesus disse para aquele jovem: 'Falta alguma coisa para você entrar no reino de Deus.' Faltava algo fundamental, essencial e determinante. Ou seja, todo o sacrifício daquele jovem seria inútil sem esse detalhe. Já imaginou isso?

DECEPÇÃO
A resposta de Jesus foi decepcionante para o jovem: 'Vende tudo e dá dinheiro aos pobres, e terás um tesouro nos céus.' Parece que Jesus está negociando o reino de Deus. A resposta dele é dura e difícil de ser cumprida. O jovem fica muito triste, pois tinha muitas riquezas, e então foi para casa.

Não só o jovem ficou triste e sem entender, mas também os discípulos. Logo em seguida, Jesus anuncia que é muito difícil um rico entrar no reino de Deus.

PRIORIDADES
O jovem rico era dedicado aos mandamentos, parecia ter uma vida correta, era uma pessoa irrepreensível, sem mancha em sua conduta. Tinha tudo para entrar no reino de Deus, e Jesus parece ter frustrado todos os seus sonhos. O que fazer agora se a opção que ele tinha era impossível para ele? Se pensarmos bem, de fato é muito difícil.

Ele precisava ser tratado por Deus, mas algo ele não conseguiu se desapegar. Algo era mais importante para ele do que o reino: suas riquezas eram mais importantes do que tudo. O problema não está nas riquezas, e sim nas prioridades.

INVESTIMENTO
Quanto você tem hoje para investir no reino de Deus? A salvação não é possível para os homens, mas para Deus é possível. Então, para nós, tudo o que fizermos não será suficiente para entrar no reino de Deus, mas para Deus é possível. Ou seja, não está em nós a capacidade de alcançar os céus, mas está em Deus. É Ele quem nos dá força, é Ele quem nos conduz até lá. Sem Ele, não podemos fazer nada. No entanto, uma coisa depende de nós: precisamos nos entregar nas mãos de Deus para que Ele complete Sua obra em nós. Deus requer de nós atitude, isso precisamos fazer, não Ele. O que você precisa entregar nas mãos Dele hoje?

Talvez você ainda esteja pensando que não vai conseguir cumprir tudo que a Bíblia diz, que não vai conseguir ser uma pessoa diferente. Quando você ama alguém, faz de tudo para que essa pessoa fique feliz, não é verdade? Faz muitos sacrifícios para agradá-la. Pois é isso que vai acontecer contigo: você vai amar tanto a Jesus que sua vida, todos os seus hábitos, toda sua forma de viver vai mudar. E isso vai acontecendo com o tempo. Tudo isso você vai fazer por amor a Cristo, porque vai querer agradá-lo. Então, todos nós podemos chegar ao reino de Deus, se de fato nos inclinarmos a Ele e vivermos para Ele. Certamente Ele nos ajudará em nossa caminhada.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 29

Deixe seu comentário sobre a mensagem "Investimento"

VOLTAR AO ESTUDO 

Comentários